segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Bicho Mulher





“Oi Rita. Já fiz o curso com você e fui em uma palestra sua. Queria tirar uma dúvida e pedir um conselho. Nos últimos tempos não sinto mais vontade de fazer sexo. Perdi totalmente a vontade e não sei o q fazer pra voltar a ter essa vontade. Tenho 33 anos, sou casada há 10 anos, tenho duas filhas de 7 e 8 anos. O que posso fazer para ter vontade de novo? Se puder me ajudar, meu marido me cobra muito. Obrigada.”

Perdi a conta de quantas mulheres já me mandaram mensagem com queixas muito parecidas com essa. Qual o problema dessas mulheres? Ops... Qual o nosso problema? Afinal, quem nunca? Vai me dizer que nunca passou por um período, curto ou longo, com dificulades em ter orgasmos? Ou então períodos em que o auge de sua “vida sexual ativa” era assistindo Verdades Secretas?

Mulheres passam por diversas fases, e muitas vezes essas fases podem alterar nossa vida sexual. A causa pode estar relacionada a fatores fisiológicos, como uma depressão leve ou alterações hormonais. Em alguns casos, a causa pode ser situacional, como algum estresse no trabalho ou noites de insônia cuidando do bebê. Ou ainda pode estar relacionada com o próprio relacionamento. Tipo, aquele comportamento repetitivo do parceiro que tanto te incomoda, como deixar a tampa do vaso erguida ou a toalha molhada em cima da cama. Muitas vezes, podemos estar passando por tudo isso ao mesmo tempo!

O que fazer? Agir! Simples assim. O desejo alimenta o sexo, sexo alimenta o desejo e vice-versa. Isso é um circulo virtuoso. Precisamos exercitar o desejo como exercitamos os músculos na academia, senão eles atrofiam.

Nunca esqueço do que meu psiquiatra me disse há mais de 20 anos, “homens precisam gozar pra relaxar, mulheres precisam relaxar pra gozar”... Um homem é capaz de enterrar a mãe à tarde e querer transar à noite. A mulher se prepara toda para uma noite caliente, mas basta ver no noticiário que crianças estão passando fome na Somália, que já perde o tesão!

Sim, somos complexas. Somos sinestésicas, auditivas, sensíveis e subjetivas. Precisamos de preliminares que comecem no café da manhã para estarmos fervendo à noite. E não estou falando de toques e carícias, mas de um simples “bom dia!” de seu parceiro.

Outro fator importante para perdermos o desejo: admiração!

Admirar nosso parceiro alimenta nosso desejo. Não temos interesse sexual em alguém que não admiramos. A admiração está intimamente ligada ao tesão. Se você está numa fase em que só vê os defeitos do seu parceiro, sexo vai parecer obrigação e não prazer.

Não me venham com mimimis feministas, me condenando porque mostro este lado mais sensível de uma mulher como se fossemos fracas! Estamos comemorando mais um Dia Internacional da Mulher, além disso, nunca vivemos um momento tão intenso em prol do empoderamento da mulher. Nossas conquistas não param, assim como nossas lutas. Estamos a todo vapor! Se agregamos mais e mais funções ao nosso papel de mulher, é porque somos muito fortes, de fracas não temos nada!

Mas nem por isso deixamos de ser femininas. Não podemos fugir disso, a não ser que você queira ser um homem.

Portanto, minha dica é a seguinte: Cuide da mulher que você é! Não despreze suas necessidades e muito menos seu poder. Trate-se bem. Escute seu corpo e seu coração. Dê o que eles precisam.


Beijo bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário